Projetos

Acompanhe os projetos de lei apresentados por Antônio Jorge em seu mandato como deputado estadual.





Antônio Jorge defende retomada das obras do Hospital do Câncer de Poços de Caldas (06/12/2017 00:00:00)

Antônio Jorge defende retomada das obras do Hospital do Câncer de Poços de Caldas

 

 A retomada de convênios para a construção do Hospital do Câncer do Sul de Minas, em Poços de Caldas, foi defendida nesta quarta-feira (6/12/17) pelo deputado Antônio Jorge (PPS) e por representantes do município em audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Membros da comunidade local, organizados na Comissão por Amor à Vida, entregaram aos parlamentares um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas em defesa da implantação da unidade.

Segundo os presentes, dois convênios firmados durante a gestão do deputado Antônio Jorge (PPS) na Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para a instalação do hospital foram cancelados pelo governo atual, que ainda está cobrando a devolução de parcela no valor de R$ 600 mil. Esse montante foi destinado à elaboração de projeto da unidade e ao início das obras.
Classificando o cancelamento de casuísmo, o deputado Antônio Jorge registrou que há carência de diversos serviços regionais. Ele alertou, ainda, para a necessária integralidade dos serviços relacionados ao tratamento de câncer na mesma unidade, ao criticar a retirada da radioterapia do projeto a pedido do governo. Segundo ele, a medida contraria as normas técnicas vigentes quanto à integração dos serviços. Antônio Jorge foi um dos signatários do requerimento da comissão, solicitando ao governador Fernando Pimentel a reativação de convênios com o município de Poços de Caldas para a construção do hospital do câncer. 
Prioridade para o Sul de Minas  - Criticando o cancelamento dos convênios, o secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, destacou que a construção do Hospital do Câncer foi eleita como prioridade regional por prefeitos do Sul de Minas, em reunião realizada com gestores do governo passado para que fossem elencadas demandas por obras e serviços. Segundo Mosconi, chegou-se a definir um primeiro terreno para abrigar a unidade, inclusive com sua doação para essa finalidade aprovada pela Câmara Municipal. Contudo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teria desaconselhado a construção do hospital no terreno em questão, diante da possibilidade de instalação de um aeroporto nas proximidades. Optou-se, então, por outro terreno para a instalação do hospital, anexo à Santa Casa de Poços de Caldas, que assumiria sua gestão. "Isso seria inclusive uma medida de economia administrativa", considerou o secretário. Mosconi afirmou que os dois convênios agora cancelados previam repasses totais da ordem de R$ 10 milhões. "Mas vamos ressuscitar o projeto do hospital", frisou ele, ao destacar o movimento pela construção da unidade desencadeado em Poços de Caldas.
Cinco projetos -  Representando a Comissão por Amor à Vida, Patrícia Fernandes Velho Gil fez um histórico dos sucessivos adiamentos da construção do hospital. "Foram cinco projetos em oito anos, muitos deles, em função de modificações pedidas pelo governo por motivos estaparfúdios", disse. Como exemplos de mudanças, a superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Renata de Cássia Santos, disse que o governo atual pediu a retirada da oncologia pediátrica do projeto da unidade, alegando que o serviço ficaria a cargo do município vizinho de Pouso Alegre. O mesmo aconteceu com o serviço de radioterapia, sob a alegação de que já haveria um prestador privado desse serviço em Poços de Caldas. Em substituição aos dois serviços, foi pedida a ampliação da hemodiálise. Para o vice-prefeito de Poços de Caldas, Flávio Henrique Faria, esses fatos serviram para protelar a implantação da unidade.
 
 
 

Compartilhe:

+ Projetos

1 2 3 4 5 > >>
 

Contato

  • Escritório em JF

    Avenida Presidente Itamar Franco, 3840 / salas 401 e 402 Cascatinha / Juiz de Fora (MG)

    32 3017-2300

  • Gabinete em BH

    Rua Rodrigues Caldas, 79 - Edifício Tiradentes, 22º andar - sala 01 Santo Agostinho / Belo Horizonte (MG)

    31 2108-5485 / 2108-5490

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.