Uma trajetória a Favor de Minas

 
 
Eleito pelo Partido Popular Socialista (PPS), em 2014, com 93.034 votos - sendo o nono parlamentar mais votado de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques é deputado estadual e integra as Comissões de Saúde, Constituição e Justiça e é presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Álcool e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais do governo de Augusto Anastasia, Antônio Jorge esteve diretamente envolvido na formulação dos principais programas estruturadores da saúde, como as Redes Viva Vida, Mais Vida, Urgência e Emergência, o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), o Pro-Hosp, Mães de Minas, entre diversas outras iniciativas exitosas do Governo de Minas. 

É médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto Raul Soares de Belo Horizonte e especialização em Gestão de Sistema de Saúde pela Fiocruz. Servidor público com quase 30 anos carreira, foi Coordenador Regional e Municipal de Saúde Mental, Consultor do Ministério da Saúde, Assessor da Secretaria de Estado de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass). Essa trajetória inclui a prática docente, como professor de MBA em Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Organização de Sistemas de Saúde da UNIPAC.

Sua atuação ganha ainda mais destaque no âmbito da saúde pública, tendo sido Secretário Municipal de Saúde de Juiz de Fora e Secretário Executivo da Agência de Cooperação Intermunicipal de Saúde Pé da Serra (Acispes). À frente da gestão da Acispes de 1997 a 2007, Antônio Jorge implantou diversas inovações com importantes impactos na saúde de todo o Estado, como o Transporte em Saúde – hoje Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) - e o Laboratório Microrregional. Hoje, a Acispes realiza mensalmente mais de 80 mil procedimentos, uma média de 15 mil pessoas atendidas por mês. 

O forte vínculo com a Saúde de Juiz de Fora e região o levou à Câmara Municipal em 2001, sendo reeleito vereador em 2004 com mais de 5.200 votos, maior votação obtida por um vereador na história da cidade até aquele pleito.

A partir de 2007, seu trabalho se estende a todo o Estado, onde exerceu as funções de Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Secretário-Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais e o de Secretário de Estado de Saúde.

 

Contato

  • Escritório em JF

    Avenida Presidente Itamar Franco, 3840 / salas 401 e 402 Cascatinha / Juiz de Fora (MG)

    32 3017-2300

  • Gabinete em BH

    Rua Rodrigues Caldas, 79 - Edifício Tiradentes, 22º andar - sala 01 Santo Agostinho / Belo Horizonte (MG)

    31 2108-5485 / 2108-5490

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.